Seguidores

Cibercultura e Comunicação


A cibercultura é o espaço que possibilita a comunicação, interatividade entre as pessoas de todo o mundo. Em relação à comunicação o papel das novas tecnologias foi de liberar os indivíduos das limitações de espaço e tempo, possibilitando com apenas um clique navegar e conhecer lugares, assuntos e etc. que não poderiam ser vistos ou conhecidos por inúmeras pessoas se não estivessem disponíveis devido os instrumentos da Cibercultura, como o computador, internet, celulares e etc.


A Cibercultura é o estabelecimento de uma relação íntima entre as novas formas sociais surgidas na década de 60 (a sociedade pós-moderna) e as novas tecnologias digitais. Ou seja, a Cibercultura é a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais. Ela é o que se vive hoje. Home banking, cartões inteligentes, voto eletrônico, pages, palms, imposto de renda via rede, inscrições via internet, etc. provam que a Cibercultura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo.

Ela tem como pano de fundo as novíssimas tecnologias, em especial as relacionadas à comunicação digital, à realidade virtual e à biotecnologia. Fazem parte dessas novas tecnologias, consideradas as mais utilizadas, as redes sociais, como por exemplo, orkut, facebook, twitter, entre outros.

As novas tecnologias possibilitam a interação entre as pessoas, sendo esta sua maior finalidade. Busca sempre aperfeiçoar suas técnicas para que cada vez mais seja mantida a qualidade dessa interação entre pessoas de todo o mundo.

A cibercultura é uma nova roupagem, uma nova linguagem, de comunicação no século XXI. Que nos possibilita viajar, nos comunicar e nos inteirar de diversos assuntos em tempo real sem sairmos de casa.

Apesar de todos os beneficios que essa nova tecnologia nos oferece, tem também o seu lado negativo, ou seja, ela pode viciar o internauta, estimula o isolamento do individuo, fez surgir invasores que destroem  todos os dados de empresas e pessoas fisicas, eles são chamados de crakers, pessoas que invadem os sistemas restritos de bancos, empresas e destroem, alteram todos os arquivos, dados desses locais. Surgem também os harkers, ao contrário do que muitos pensam, são "inonfesivos", pois apenas invadem os sistemas de segurança para mostrarem a vulnerabilidade e facilidade de acesso para os crakers.

Portanto devemos sim aproveitar essa nova possibilidade midiatica, porém devemos sempre tomar cuidados com os problemas que essa nova midia pode nos causar.

Bom é isso ai, espero que gostem da minha opnião sobre o assunto. :)
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postar um comentário